Blog

Vida Vitoriosa

Viva um dia de cada vez

07/05/2019 } Viva um dia de cada vez }

Em Mateus 6.34, Jesus nos ensina a viver um dia de cada vez: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. Porém, sabemos que a ansiedade passou a ser o mal deste século. Ela atinge homens e mulheres, jovens e velhos, doutores e analfabetos, religiosos e ateus. As pessoas andam com os nervos à flor da pele. São como um vulcão prestes e entrar em erupção. São como um barril de pólvora pronto para explodir. Existem duas causas principais para a ansiedade:

Ameaças
Tem muita gente ansiosa pela ameaça de uma doença. Ficam ansiosas só de pensar em ficar doentes. Outras têm medo de morrer. Ficam perturbadas somente com a possibilidade da morte. Outras se sentem ameaçadas pelo medo da solidão. Outras têm um sentimento de insegurança de perder o emprego.

Medo
O medo é mais do que um sentimento, é um espírito que se opõe ao Espírito de Deus (2 Timóteo 1.7). Medo de não casar, medo de casar e medo de se divorciar, medo da vida e medo da morte, medo da solidão e medo da multidão, medo do hoje e medo do amanhã, medo do conhecido e medo do desconhecido.

Também vários são os efeitos da ansiedade:

Reações físicas
Todos nós temos um refúgio ao qual costumamos recorrer para aliviar o peso dos problemas. Uns buscam um maior contato com a natureza, outros um bom livro, o pensamento em uma pessoa querida, uma extravagância, como compras ou aquele prato proibido pelo médico. E outros ainda, buscam a farmácia. Mais de 50% das doenças são psicossomáticas. As pessoas estão buscando uma “paz química”. Vivemos hoje o império dos medicamentos ansiolíticos. As pessoas dormem um sono artificial. A Bíblia diz que “o ânimo sereno é a vida do corpo” (Provérbios 14.30, ARA).

Aqui em nosso país, somos a “nação Rivotril”. Na farmácia não se encontra nenhum produto descrito como “paz em drágeas” ou “xarope de paz”. Mas muita gente acha que é isso o que deveria dizer o rótulo do Rivotril, um ansiolítico (ou, popularmente, um calmante). Rivotril é prescrito por psiquiatras a pacientes em crise de ansiedade — nos casos em que o sofrimento tenha causa bem definida. Mas tem sido usado pelos brasileiros como elixir contra as pressões banais do dia a dia: insônia, prazos apertados, conflitos em relacionamentos.

Reações espirituais
A ansiedade nos afasta de Deus. Onde começa a ansiedade termina a fé. A ansiedade é o útero onde é gestada a incredulidade. A ansiedade nos leva a perder o testemunho cristão. Mas um filho de Deus tem convicção do amor e do cuidado de Deus: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8.31,32). 

Viver um dia de cada vez, sendo feliz hoje, é um projeto de vida perfeitamente possível. Bênçãos, alegrias e uma vida feliz estão ao alcance de todos nós, desde que mantenhamos o foco em Deus e em Sua vontade.